Clube Naval da Horta parceiro do projecto Açores “Entre-Mares”

Num programa sem precedentes, esta enorme acção de divulgação, informação e sensibilização para o Mar dos Açores denominado “Açores Entre Mares” prolongar-se-ão entre o Dia Europeu do Mar (20 de Maio) e o Dia Mundial dos Oceanos (8 de Junho) e abrangerão todas as ilhas do arquipélago.

 
O Clube Naval da Horta associou-se ao Governo, através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, na prossecução do projecto Açores Entre-Mares.
Neste contexto já foram desenvolvidas algumas actividades, de entre as quais se destaca, sem dúvida, a Limpeza ao Fundo da Marina da Horta.
Para além disso todas as provas de natação, canoagem, vela ligeira e outras modalidades que se desenrolam de 20 de Maio a 8 de Junho, estão integradas neste projecto.

 
De acordo com a organização, este projecto surge, tendo em consideração a necessidade de criar uma maior envolvência entre as temáticas marinhas e os cidadãos, tal como preconizado na Política Marítima Integrada para a Europa, na Estratégia Nacional para o Mar, no Programa de Governo dos Açores e pela Comissão Inter-Departamental para os Assuntos do Mar, foi efectuado um desafio abrangente e que agora se materializa na organização de um programa arrojado. Muitas destas acções são organizadas por entidades externas à Administração Pública o que é considerado uma enorme manifestação de interesse e de capacidade por parte das mesmas.

 

As actividades incluem passeios à vela, regatas (canoagem, optimist) demonstração de actividades náuticas (surf, windsurf, canoagem, kayak e remo), sessões de cinema e visualização de documentários, exposições fotográficas, baptismos de mergulho, apresentações de livros, tertúlias, sessões de esclarecimento e sensibilização, workshops, palestras e o percurso de trilhos interpretativos. Haverá momentos de interacção com diversos profissionais particularmente interessados nos assuntos do mar, como os pescadores, cientistas, desportistas, promotores de actividades marítimo-turísticas, educadores e operadores portuários. Toda esta actividade culminará na apresentação de um arrojado programa de monitorização ambiental portuária.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here