A Comissão Europeia anunciou hoje novas regras para bancos de grande dimensão, proibindo a negociação por conta própria de instrumentos financeiros, dando mais poderes aos supervisores e obrigando à transferência de operações de alto risco para filiais.
As propostas do executivo comunitário para a reforma do setor bancário da União Europeia foram apresentadas em Bruxelas pelo comissário europeu do Mercado Interno e Serviços, Michel Barnier.
“As propostas de hoje são os últimos acabamentos que permitirão concluir a revisão integral do quadro regulamentar do sistema bancário europeu. Esta legislação abrange o pequeno número de bancos de grande dimensão que poderiam, de outra forma, continuar a ser demasiado grandes para falir, demasiado dispendiosos para resgatar ou demasiado complexos para poderem ser objeto de resolução. As medidas propostas reforçarão ainda mais a estabilidade financeira e assegurarão que os contribuintes não acabem por ter de pagar os erros dos bancos”, afirmou Barnier.
Lusa