CANSAT estimula interesse e fascínio dos jovens pelo espaço, afirma Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia afirmou, em Santa Maria, que a formação científica e tecnológica é um “fator chave” para o desenvolvimento económico e social dos Açores, destacando a importância de iniciativas como o CANSAT para “estimular o interesse e o fascínio dos jovens, da comunidade educativa e da população em geral para a temática do espaço”.

Bruno Pacheco, que falava quinta-feira na abertura da quarta edição da competição nacional do CANSAT, um concurso dirigido a alunos do ensino secundário que tem como principal objetivo a construção, configuração e lançamento de um minissatélite do tamanho de uma lata de refrigerante.

Na sua intervenção, salientou a importância desta competição nacional se realizar pela primeira vez nos Açores, nomeadamente em Santa Maria, onde estão instaladas várias infraestruturas ligadas ao espaço, recordando que foi uma equipa de alunos marienses que projetou pela primeira vez os Açores, em 2013, nesta competição a nível europeu.

Bruno Pacheco frisou que o Governo dos Açores, ao associar-se a este evento, pretende “proporcionar experiências nas áreas do desenvolvimento científico e tecnológico, favorecendo o despertar de vocações nestas áreas”, acrescentando que esta iniciativa contribui para “a projeção nacional e internacional da Região, no que se refere ao desenvolvimento de projetos educativos nas áreas tecnológicas”.

“Acreditamos que a tecnologia pode ter um papel fundamental na motivação dos jovens para a aprendizagem, contribuindo para o seu sucesso escolar e para o seu desenvolvimento pessoal”, afirmou.

O Diretor Regional referiu que são projetos como o CANSAT que permitem “um intenso envolvimento dos alunos na resolução de problemáticas de cariz técnico-científico, desafiando-os a procurar soluções e a discutir e colocar em prática novas ideias, a ser inventivos, colaborativos e proativos”.

Bruno Pacheco salientou que o Governo Regional está a criar “uma estratégia de consolidação e disseminação da cultura científica e tecnológica nos Açores”, cujas temáticas vão abranger “áreas cada vez mais atuais e emergentes, como o espaço, a programação e a robótica, e o mar”.

O CANSAT Portugal 2017, organizado pela Ciência Viva em parceria com o Governo dos Açores, decorre até domingo em Santa Maria e conta com a participação de 15 equipas, entre as quais duas açorianas, provenientes das ilhas das Flores e São Miguel.

A equipa vencedora vai representar Portugal na Final Europeia do CANSAT 2017, organizada pela Agência Espacial Europeia, que se realiza de 28 de junho a 2 de julho, em Bremen, na Alemanha.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here