Carlos César recomenda à Universidade dos Açores que encontre fontes de financiamento

O presidente do Governo açoriano, Carlos César, garantiu hoje apoio à Universidade dos Açores (UAç), mas sublinhou que a academia tem de reforçar a atenção ao “meio envolvente para encontrar fontes de financiamento para assegurar a sua atividade”.

“As empresas têm que se adaptar ao mercado, o Governo tem que se adaptar às dificuldades e aos desafios emergentes no plano social e no plano económico e as universidades têm também de ter em consideração o mercado, a realidade envolvente, sem prejuízo da sua vocação universal exercida na área do saber, da investigação do conhecimento”, considerou.

Em declarações aos jornalistas depois de um encontro em Ponta Delgada com o novo reitor da UAç, Jorge Medeiros, Carlos César admitiu que a academia vai enfrentar dificuldades devido aos anunciados cortes no financiamento à educação, mas assegurou que o seu Governo continuará a colaborar com a instituição.

A Universidade dos Açores é “uma instituição nuclear do desenvolvimento regional”, dando suporte, nomeadamente, às políticas regionais nas áreas da economia do mar e da agricultura, referiu.

Jorge Medeiros, empossado no princípio do mês como reitor de uma academia com cerca de 4.500 alunos e departamentos dispersos pelas ilhas de S. Miguel, Terceira e Faial, afirmou o propósito de uma maior interligação da universidade com as empresas e com as instituições açorianas.

Declarou-se, também, “preocupado” com a perspetiva de redução dos financiamentos do Estado à UAç, alegando que as verbas que lhe têm sido atribuídas garantem condições “mínimas” de funcionamento.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here