
“Aconselhamos vivamente todos os trabalhadores a exigirem o pagamento do subsídio de férias e do subsídio de Natal por inteiro”, frisou, em conferência de imprensa, Vítor Silva, coordenador regional da CGTP/Açores.
Para o sindicalista, o pagamento dos subsídios por duodécimos é “lesivo” para os direitos dos trabalhadores, do ponto de vista da contratação coletiva e pretende “evitar aumentos futuros”.
Vítor Silva frisou que algumas entidades patronais dão a ideia de que esta solução é “uma forma dos trabalhadores terem mais vencimento”, quando depois só recebem metade dos subsídios, por receberem os duodécimos ao longo do ano.
O sindicalista considerou que o pagamento por duodécimos pode levar a que um dos subsídios seja mesmo retirado “daqui a algum tempo”, acrescentando que “é uma forma de evitar que os trabalhadores percebam que estão a ser roubados através dos pagamentos muito significativos da taxa de IRS”.
Nesse sentido, aconselhou os trabalhadores a consultarem as suas uniões de sindicatos para esclarecerem dúvidas e para terem acesso a uma declaração, que poderão entregar às suas entidades patronais, para evitar o pagamento por duodécimos.
Lusa