Cimeira para tentar ultrapassar discórdia sobre embargo a produtos hortícolas

legumesA União Europeia (UE) e a Rússia encontram-se hoje ao mais alto nível em Nijni-Novgorod, para uma cimeira em que vão tentar resolver a discórdia provocada pelo embargo imposto por Moscovo à importação de produtos hortícolas europeus.

O presidente do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e o presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, são os representantes europeus na reunião, enquanto que o Presidente Dmitri Medvedev irá liderar a delegação da Rússia.

O representante da Rússia junto da UE assegurou na terça-feira que a questão do embargo aos produtos hortícolas deveria ser “clarificada” e que Bruxelas deveria dar garantias sobre o controlo dos riscos de contaminação pela bactéria E.coli.

O diferendo sobre o embargo russo aos produtos hortícolas europeus é o último episódio de uma série de incidentes no relacionamento entre as duas partes, como a interrupção do fornecimento de gás natural, questões relacionadas com o respeito dos Direitos do Homem e fricções sobre a situação na Bielorrússia e Ucrânia.

Segundo fontes em Bruxelas, a UE deverá mostrar a sua disponibilidade para conceder linhas de crédito ao desenvolvimento da economia russa em troca de avanços no respeito pelos direitos humanos por parte deste país.

UE e Rússia também deverão iniciar as discussões sobre um novo acordo de parceria que irá substituir o que está atualmente em vigor desde 1997.

As duas partes deverão ainda discutir sobre os projetos concorrentes de fornecimento de gás natural à Europa.

Moscovo apoia o projeto ‘South Stream’, um gasoduto que atravessa o Mar Negro, enquanto que a UE prefere o projeto rival ‘Nabucco’ que contorna a Rússia.

A cimeira irá também abordar a crise nos países árabes, nomeadamente na Síria e Líbia, onde Moscovo tenta ter um estatuto de mediador, afastando-se do ponto de vista ocidental.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here