Comissão de Inquérito aos “Magalhães” inicia audições

magalhaes-computadorAs audições da comissão parlamentar de inquérito à Fundação para as Comunicações Móveis (FCM) começam hoje para esclarecer dúvidas sobre o alegado incumprimento das regras no fornecimento do computador Magalhães, disse o presidente da comissão.

“A verificação do cumprimento por parte do Governo de todas as regras legais para a aquisição de serviços e equipamentos no âmbito daquilo que é conhecido como o projeto Magalhães” é um dos principais objetivos da comissão de inquérito, avançou o social-democrata Miguel Macedo.

“O que está em causa é saber se foram cumpridos todos os requisitos legais que são impostos pela legislação nacional e comunitária”, acrescentou o presidente da comissão.

 

Os deputados da comissão de inquérito ouvem hoje, às 15:00, o presidente FCM, Mário Franco, o primeiro dos 36 responsáveis que serão auscultados.

Na quarta feira serão ouvidos o especialista em Direito Administrativo Freitas do Amaral e o ex-ministro das Obras Públicas, Mário Lino.

 

A comissão parlamentar de inquérito à FCM, que tem três meses para apresentar conclusões, que tem como objetivo perceber o que aconteceu às verbas das contrapartidas das licenças de telemóveis de segunda geração (UMTS).

 

Das contrapartidas das licenças de telemóveis de terceira geração (UMTS) – 1.300 milhões de euros em 2001 – o Governo terá utilizado parte nos programas e-escolas e e-escolinhas, incluindo a compra do computador portátil Magalhães.

 

Da lista de personalidades que serão ouvidas pela comissão fazem também parte o secretário de Estado das Obras Públicas, Paulo Campos, o ministro das Obras Públicas, António Mendonça, o diretor geral da Microsoft Portugal, bem como os presidentes da JP Sá Couto e das operadoras Vodafone, TMN e Sonaecom.

 

A FCM, que junta o Estado, a Sonaecom, a Vodafone Portugal e a TMN, foi criada em 2008 para gerir as obrigações assumidas com as operadoras de telecomunicações no concurso público para as licenças de telemóveis de terceira geração.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here