Comunicado da Associação de Futebol da Horta

faria-de-castroPublicamos na integra um comunicado da Associação de Futebol da Horta, sobre o adiamento da construção do estadio Mario Lino.

Foi com enorme surpresa/desagrado que a Direcção desta Associação tomou conhecimento que o Plano e Orçamento do Governo Regional para este ano, apenas incluía vinte e cinco mil euros para a construção do Estádio Mário Lino, uma obra orçamentada em cerca de 14 milhões de euros. Esse desagrado é tanto maior porque a obra já foi lançada a concurso, estando o mesmo já concluído e na fase de audiência prévia, isto é, já se sabe tal é a empresa vencedora.

Tal situação é tanto mais grave se tivermos em conta as mais diversas promessas do Executivo Açoriano com destaque para as seguintes:

– A 1ª promessa do então Secretario Regional de Educação e Cultura que prometeu começar as obras da Escola Secundária Manuel de Arriaga pelo Complexo Desportivo.

– Há cerca de dois anos o Presidente do Governo Regional, aquando da inauguração daquela escola afirmou que pretendia que o Estádio estivesse em pleno funcionamento na época 2009/2010.

Afinal as obras do agora denominado “Estádio Mário Lino” continuam no papel e os nossos jovens à espera de recintos em condições, para praticarem a sua modalidade preferida.

Estranha-se que no mesmo programa da RTP/Açores em que esta Associação contestava o adiamento na construção deste Estádio, logo a seguir tenha sido noticiado que o Governo Regional ia gastar um milhão de euros, no complexo do Lajedo para fazer mais dois campos. Entretanto também soubemos que estavam previstos quatro milhões para cobertura das bancadas do Estádio de S. Miguel, enquanto nós, no Faial, continuamos a ver navios…

Apesar desta Direcção ter feito os possíveis para que esta obra se concretize, as promessas não foram feitas por ninguém desta Associação, mas sim pelo Governo Regional, inclusivamente pelo seu Presidente.

No Conselho Regional de Concertação Social, questionado o Governo Regional acerca da insignificante verba para o Estádio Mário Lino, (vinte cinco mil euros) o Presidente do Governo Regional limitou-se a comentar que “o melhor era arranjarem mais equipas” . Certamente desconhecia que para além das três equipas de Seniores, o Faial tem mais vinte e quatro equipas de Futebol e isto sem falar nas onze equipas de Futsal, bem como nos sete núcleos de Escolinhas de Futebol. Além disto é bom recordar que este Estádio ficará englobado num complexo escolar, ao qual também irá servir.

De tal número de equipas/atletas significa que face ao número de habitantes, o Faial tem um bom rácio de equipas e de jogadores.

Por outro lado, sempre que esta Associação pretende treinar as suas Selecções tem, normalmente problemas para conseguir um dos sintéticos pois quer o Fayal quer os Flamengos têm muitas equipas e consequentemente muita ocupação.

A nossa desilusão é tanto maior pois foi no Faial que se iniciou a prática do futebol. nos Açores, o Fayal Sport é o Clube mais antigo dos Açores e o quinto mais antigo do país, estando a comemorar os seus 100 anos.

Em face do exposto julgamos que o Governo Regional deveria rever a sua posição, até porque para a construção do Estádio em questão e caso a obra não comece este ano é natural que o Orçamento venha a ser alterado e consequentemente ter ainda mais delongas.

A Direcção da A.F.Horta

Pub