Conferência sobre os 270 anos de presença açoriana em Santa Catarina, no Brasil, percorre seis ilhas dos Açores

O Governo dos Açores promove, de 12 a 18 de dezembro, a realização da conferência “270 Anos de Presença Açoriana em Santa Catarina” nas ilhas do Faial, Pico, São Jorge, Terceira, Graciosa e São Miguel.

Esta conferência, proferida por Sérgio Luiz Ferreira, professor da Universidade Federal de Santa Catarina e Presidente da Casa dos Açores de Santa Catarina, tem como objetivo aprofundar o conhecimento nos Açores do fenómeno migratório para Santa Catarina, dando a conhecer o legado e a importante imagem dos Açores na comunidade deste Estado brasileiro.

O evento terá lugar quarta-feira, 12 de dezembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional João José da Graça, na Horta, no dia seguinte no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, e, a 14 de dezembro, no Museu Francisco Lacerda, na Calheta, em São Jorge.

A 15 de dezembro, esta conferência decorrerá na Biblioteca Pública e Arquivo Regional Luís Silva Ribeiro, em Angra do Heroísmo, no dia seguinte terá lugar no Museu da Graciosa, em Santa Cruz, e, a 18 de dezembro, na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, inserida também no programa das comemorações do Dia Internacional dos Migrantes.

Esta iniciativa, organizada pela Direção Regional das Comunidades, integra as comemorações do 270.º aniversário da presença açoriana em Santa Catarina.

Ao longo de 2018, o Governo dos Açores, em parceria com várias entidades, entre as quais a Casa dos Açores de Santa Catarina, tem promovido e apoiado a realização de várias atividades no âmbito destas comemorações.

A 22 de fevereiro de 1748 desembarcaram em solo catarinense os primeiros Açorianos que emigraram para esta região do sul do Brasil.

Após 270 anos, as marcas da presença açoriana no património material e imaterial são ainda visíveis, bem como a dinâmica de várias organizações que desenvolvem diversas iniciativas em prol da Açorianidade em Santa Catarina.

 

 

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here