Delegação da China visita Açores – cooperação no âmbito das Ciências do Mar é possível

Dois elementos da embaixada da China em Portugal estão de visita aos Açores para contactos com vista à eventual criação de um centro de investigação luso-chinês ligado às Ciências do Mar, segundo um responsável da Universidade açoriana.
 

Yong Ning Chen, conselheiro científico, e Li Bin, secretário da embaixada da China, visitaram na segunda-feira as instalações do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores, na cidade da Horta, bem como a antiga fábrica da baleia de Porto Pim e o navio de investigação “Arquipélago”.

Ricardo Serrão Santos, pró-reitor da Universidade dos Açores para os Assuntos do Mar, disse que “há uma vontade de estender e desenvolver uma cooperação com a China, no âmbito das Ciências do Mar”, em áreas como a aquacultura, as biotecnologias e as energias renováveis.

“Este é um princípio de cooperação internacional que é sempre benéfico”, explicou Ricardo Serrão Santos, acrescentando que atualmente “a investigação exige, de facto, grandes parcerias”.

O projeto de criação de um centro de investigação luso-chinês poderá passar pela criação de espaços dentro dos centros já existentes nas universidades portuguesas que estejam interessadas nesta cooperação, disse à Lusa fonte conhecedora deste processo.

Estão envolvidas nesta parceria com a Universidade de Xangai várias universidades portuguesas, incluindo a dos Açores.

A comitiva chinesa está hoje no Pico, para visitar a central de energia das ondas e a paisagem protegida da vinha do Pico, e parte depois para Ponta Delgada, onde deverá ser recebida, na quarta-feira, pelo reitor da Universidade os Açores, Jorge Medeiros, e pelo subsecretário regional da Presidência do Governo, Rodrigo Oliveira.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here