Dia de festa no Canal: “Gilberto Mariano” batizado e “Mestre Simão” começa operação

Foi hoje batizado na Madalena do Pico, o “Gilberto Mariano”. Este novo navio de transporte de passageiros do Grupo Central, com capacidade para 287 passageiros e 12 viaturas junta-se a outro ferry, o “Mestre Simão” que hoje iniciou a operação regular na travessia do Canal, visando uma melhoria das condições oferecidas a todos os que utilizam estas ligações marítimas, um investimento que custou à região um investimento superior a 18 milhões de euros.

Para o Presidente do Governo dos Açores, presente na bênção e apresentação pública do novo navio, os “diversos investimentos na melhoria do setor do transporte marítimo de passageiros integram-se na estratégia definida de aproveitar o potencial do mar, de aumentar a competitividade da economia e de reforçar a coesão entre as nove ilhas do arquipélago”.

Vasco Cordeiro salientou que o “Mestre Simão”, que hoje começou a operar, e o “Gilberto Mariano”, que sábado inicia as ligações, marcam uma nova fase no transporte marítimo de passageiros nesta zona do arquipélago, “são navios modernos, dotados de tecnologia de ponta que constituem um fator acrescido de comodidade e de conforto para a circulação e para a mobilidade nestas ilhas”, disse.

A escolha do nome para estes navios foi uma homenagem ao Mestre Simão e a Gilberto Mariano, duas figuras históricas do transporte marítimo de passageiros no Triângulo.

Presentes nesta bênção estiveram familiares de Gilberto Mariano, natural da Madalena do Pico, falecido em 1991 com 82 anos.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here