Governo alarga programas Estagiar L e T até aos 12 meses nas ilhas São Miguel e Terceira

gove

 O Governo dos Açores vai alargar os programas Estagiar L e T de seis meses para um ano, nas ilhas São Miguel e Terceira, anunciou hoje a secretária regional do Trabalho e Solidariedade Social, numa visita às obras em curso no edifício que vai acolher a Escola de Formação Turística e Hoteleira, em Ponta Delgada.

 

 

Atendendo à actual conjuntura, a medida visa auxiliar os jovens em início de carreira, preparando-os para o mercado de trabalho, e “combater o desemprego dos jovens licenciados e dos jovens sem formação profissional”, explicou Ana Paula Marques.

 

 

Segundo a secretária regional, a iniciativa, que vai abranger mais de 600 jovens, contempla ainda aqueles que já se encontram inscritos nos programas Estagiar L e T, decorrendo já este mês, o novo período de candidaturas.

 

 

Dos 3.700 jovens que frequentaram o Estagiar L, 87 % encontram-se empregados na sequência do estágio, encontrando-se actualmente apenas seis jovens inscritos no centro de desemprego da Região.

 

 

Nas “Ilhas da Coesão” (Santa Maria, Graciosa, S. Jorge, Flores e Corvo), o Programa Estagiar T já tem um ano de duração, enquanto que o Estagiar L vigora durante dois anos. Esta medida, também implementada no Pico e Faial, tem como objectivo promover a fixação de jovens nestas ilhas.

 

Falando sobre as obras da futura Escola de Formação Turística e Hoteleira de Ponta Delgada, Ana Paula Marques anunciou a sua conclusão para finais de Maio ou início de Junho.

 

O empreendimento em causa visa a construção de dez novas salas de aula destinadas à instrução teórica, duas salas de informática e uma sala de convívio e bar, num investimento orçado em mais de um milhão de euros.

A nova unidade pretende ainda formar 240 jovens e activos, 150 dos quais em formação e 90 activos por mês.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here