Governo anuncia abertura de 30 vagas para docentes no próximo ano letivo

O Governo Regional dos Açores anunciou hoje que vai ser aberto no final deste mês um concurso para pessoal docente, com três dezenas de vagas, para o ano letivo 2012/2013.

“As nossas necessidades de contratação são neste momento residuais e temos um corpo docente, na nossa ótica, bastante estabilizado”, afirmou a secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

As 30 vagas nos quadros serão distribuídas maioritariamente pelas duas novas escolas do arquipélago, a EBI Francisco Ferreira Drumond, em S. Sebastião, na Terceira, e a EBI de Ponta Garça, em Vila Franca do Campo, em S. Miguel.

As candidaturas são feitas através do endereço eletrónico concursopessoaldocente.azores.gov.pt, entre 30 de janeiro e 10 de fevereiro.

Cláudia Cardoso realçou que os Açores seguem uma tendência contrária à adotada a nível nacional, em que “não é aberto concurso desde o ano letivo 2009/2010”.

“Numa altura em que há uma grande contração na administração, o Governo Regional faz este esforço de criar 30 vagas e de as colocar a concurso”, frisou.

Segundo a secretária regional, o executivo pretende garantir, “por um lado, a estabilidade dos docentes que vão ingressar nos quadros e das suas famílias e, por outro, a possibilidade de estas duas novas escolas terem um corpo docente próprio”.

Cláudia Cardoso revelou ainda que existem “outras vagas pontuais em grupos de recrutamento, nomeadamente um grupo que tem a ver com a educação especial”, sublinhando que isso já tinha acontecido no ano passado por se tratar de “uma área específica que se tem vindo a intensificar”.

Atualmente, os Açores possuem 4.048 professores nos quadros e 622 contratados.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here