Governo dos Açores cria programa de revitaliza​ção de lojas em centros urbanos

O vice-presidente do Governo Regional dos Açores, Sérgio Ávila, anunciou hoje a criação de um programa de apoio à revitalização das lojas nos centros urbanos que prevê a instalação temporária de empresas inovadoras em lojas devolutas.
“Com este programa pretende-se apoiar a instalação nos centros urbanos de atividades comerciais inovadoras ou o lançamento de novos produtos ou marcas, disponibilizando-se de forma temporária lojas que estejam devolutas e contribuindo assim para a renovação, dinamização e reforço da atração pelos centros urbanos das nossas localidades”, frisou, numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo, ilha Terceira.
O programa ‘Loja +’, integrado na Agenda Açoriana para a Criação de Emprego e Competitividade Empresarial do Governo Regional, disponibiliza apoio financeiro na requalificação dos estabelecimentos ou na comparticipação de rendas.
Os projetos de requalificação de estabelecimentos destinam-se a obras até 15 mil euros e um prazo de execução de seis meses, sendo que o valor da comparticipação das despesas elegíveis varia entre os 60 e 70%, consoante a ilha.
Quanto ao apoio ao arrendamento, são aceites candidaturas até ao montante máximo mensal de 14 euros por metro quadrado ou 700 euros e a comparticipação é de 50 a 60% do valor da renda, por um período máximo de 12 meses.
Para Sérgio Ávila, estas medidas vão permitir apoiar empresas inovadoras, que não tinham espaço com visibilidade para dar a conhecer a sua atividade, bem como “assegurar a reabilitação de lojas que estejam devolutas e sem utilização”.
O vice-presidente considerou também que o programa vai “garantir novos motivos de interesse e de motivação para atrair os clientes aos centros urbanos” e “dinamizar a atividade do setor da construção civil”.
Podem candidatar-se empresas com produtos sazonais ou coleções exclusivas, empresas com produtos que exigem interatividade com o consumidor, em que a componente venda é secundária, empresas que precisam de testar a aceitação das suas marcas no mercado e estabelecimentos que não disponham de livre serviço e que disponibilizem um atendimento de qualidade e personalizado.
As autarquias têm a partir de agora 30 dias para definir as áreas das cidades e vilas consideradas como centro urbano, para que os interessados possam apresentar as suas candidaturas junto Sociedade de Desenvolvimento Empresarial dos Açores (SDEA).
Sérgio Ávila salientou que este programa é “acumulável” com outros apoios, como o Sistema de Incentivo ao Desenvolvimento Local e o Empreende Jovem, acrescentando que estão previstas outras medidas de apoio ao comércio tradicional e ao incremento da reabilitação, na agenda para a competitividade empresarial.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here