Governo quer apurar peso do investimento científico na região

O secretário regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, anunciou hoje que vai ser criada, no final deste semestre, uma plataforma de integração de todos os projetos de origem científica apoiados nos Açores.

“Estamos a tentar estender isto a empresas que possam ter investimento na área científica para sabermos com rigor qual é o montante global em matéria de percentagem do PIB ligada à investigação científica”, afirmou José Contente, em declarações aos jornalistas no final da segunda reunião da Comissão Interdepartamental de Ciência, Tecnologia e Inovação, em Angra do Heroísmo, na Terceira.

Segundo o secretário regional, esta plataforma eletrónica, que deverá entrar em funcionamento em junho, é um projeto único no país.

A Comissão Interdepartamental, segundo José Contente, pretende evitar que sejam duplicados apoios a projetos de investigação, recordando que não lhe cabe em exclusivo a decisão de atribuir bolsas de doutoramento, pós-doutoramento ou projetos de investigação.

“Não são os técnicos da administração que fazem a avaliação de projetos científicos. É um conjunto de peritos externos que faz essa avaliação, que, aliás, tem uma ponderação de 60 por centro na avaliação das bolsas, enquanto o interesse regional é de 40 por cento”, afirmou.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here