Governo quer aumento das ajudas comunitárias aos produtores agrícolas no quadro do POSEI

O Governo Regional dos Açores vai apresentar à Comissão Europeia uma proposta para o aumento do valor unitário da ajuda aos produtores de culturas arvenses de 304 para 500 euros por hectare.
A proposta, hoje anunciada pela Secretaria Regional da Agricultura e Florestas, refere-se ao subprograma do POSEI denominado ‘Adaptação da Política Agrícola Comum à realidade açoriana’, pretendendo as autoridades regionais uma reprogramação financeira com um acréscimo de 1,8 ME de apoio à produção local.

O POSEI é um programa que pretende compensar os condicionalismos especiais da produção agrícola nas regiões ultraperiféricas, decorrentes do afastamento, insularidade, ultraperifericidade, superfície reduzida, relevo, clima e dependência de um pequeno número de produtos.

Com esta proposta, o Executivo açoriano espera incentivar os produtores agrícolas da região a produzir alimentos forrageiros próprios, contribuindo para a redução das importações de alimentos concentrados compostos.

Actualmente, a ajuda aos produtores de culturas arvenses abrange 2.800 agricultores nos Açores, envolvendo um total de 9.250 hectares de terreno.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here