Jovens açorianos dão os primeiros passos na atividade de nadador salvador

Jovens entre os 16 e 18 anos vão dar “os primeiros passos” na atividade de nadador salvador, participando em São Miguel num programa para alertar para a importância destes agentes na segurança das zonas balneares e formar futuros “guardiões do mar”.
“Este projeto, pioneiro na região, permitirá dotar estes jovens de conhecimentos e competências específicas, nas áreas de vigia e socorro de zonas balneares. Eles vão aprender a fazer resgates, vão ter noções de meios de salvamento, aulas de sensibilização e suporte básico de vida”, adiantou à Lusa Roberto Sá, presidente da Associação de Nadadores Salvadores dos Açores (ANSA), que promove o Programa Nadador Salvador Júnior, em parceria com a Empresa Municipal da Lagoa, entre os dias 19 e 24 de agosto.
Segundo Roberto Sá, este género de programa já existe a nível nacional e a iniciativa será realizada, este ano, durante uma semana, no concelho da Lagoa, em São Miguel, Açores, após formação  que foi dada pela Associação de Nadadores Salvadores do Litoral Alentejano, a Resgate.
De acordo com as estimativas, existem nos Açores 200 nadadores salvadores, tendo o presidente da ANSA salientado que a profissão regista cada vez mais interessados, pelo que o objetivo do programa passa também por “começar a formar futuros nadadores salvadores”.
“São muitos os jovens que tiram o curso de nadador salvador quando atingem os 18 anos e ao participarem nesta formação inicial eles vão estar muito mais preparados”, disse.
Natação, Canoagem, regras de segurança em zonas balneares, Marés, Suporte Básico de Vida e Primeiros Socorros, Autoridade Marítima, são alguns dos conteúdos previstos no Programa Nadador Salvador Júnior que permitirá formar jovens que tenham a capacidade de auxiliar os nadadores-salvadores e maximizar a vigia nas praias e piscinas, segundo a Associação, que pretende estender, num futuro, a iniciativa a outras ilhas açorianas.
Em São Miguel, o programa Nadador Salvador Júnior vai decorrer durante uma semana a partir da próxima segunda-feira, das 09:00 às 12:30, tendo Roberto Sá acrescentado que o evento está limitado à participação de 60 jovens, entre os 16 e os 18 anos.
As atividades vão decorrer no complexo das piscinas da Lagoa, enquanto que o encerramento será no sábado (dia 24 de agosto) na Baixa da Areia, em Água de Pau, na Caloura, dia em que será também realizada “uma atividade de mota de água da Autoridade Marítima, uma formação da viatura do Instituto de Socorros a Náufragos e uma demonstração de salvamento dirigida à população”, indicou Roberto Sá.
Fundada em 2010, a Associação de Nadadores Salvadores dos Açores, já se expandiu para mais duas ilhas, estando em São Miguel, Santa Maria, e Terceira.
A Associação contratou para gerir as zonas balneares 80 nadadores salvadores nas ilhas de São Miguel (Vila Franca do Campo, Lagoa), Santa Maria (Vila do Porto), e na Terceira as do concelho de Angra do Heroísmo.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here