JUVENTUDE SOCIALISTA AÇORES PRETENDE INFLUENCIAR A MATRIZ CURRICULAR, PROPONDO A INTRODUÇÃO DE NOVOS CONTEÚDOS NAS ESCOLAS

A Juventude Socialista (JS) Açores enviou à Secretária Regional da Educação e Formação um documento onde defende a introdução de alguns conteúdos nas escolas já que entende que essas matérias são fundamentais para o desenvolvimento dos alunos, tendo em conta as especificidades e os novos desafios do mundo de hoje.

No âmbito do período de entrega de parecer sobre a matriz curricular para o ano 2009/2010 e no âmbito do processo de elaboração do currículo regional, a JS Açores alerta a SREF para a necessidade de em todo este processo de reflexão sobre a base do sistema educativo regional seja dada especial atenção à área curricular não disciplinar, garantindo um carácter cada vez mais transversal e multidisciplinar onde seja possível incluir questões como a Educação Sexual, a Prevenção Primária para comportamentos de risco relacionados com dependências de substâncias psico-activas, a Educação para o Empreendedorismo, a Educação para a Cidadania e para a participação cívica, e o contacto com as Novas Tecnologias, mas de forma constante e continuada, nas escolas.

Segundo Berto Messias, Presidente da JS Açores, “com este contributo, numa fase de consulta pública, pretendemos alertar a SREF e os agentes do sistema educativo para alguns conteúdos que julgamos ser fundamentais para os nossos alunos. A Escola tem uma grande influência no desenvolvimento social e pessoal das nossas crianças, adolescentes e jovens e é nesse espaço que devem ser introduzidos novos paradigmas que permitam criar os instrumentos necessários para que os alunos estejam melhor preparados para responder aos desafios do futuro. Julgamos que, hoje em dia, a aprendizagem deve estar muito além das quatro paredes de uma sala de aula e de currículos estanques e inflexíveis.
Messias defende, que é fundamental garantir o contacto permanente com áreas que permitirão uma sociedade futura mais consciente e mais comprometida com o bem comum.
“O empreendedorismo, a educação sexual, a educação ambiental, a educação para a cidadania ou as novas tecnologias devem fazer parte, permanentemente, das dinâmicas educativas e pedagógicas de cada escola, com o envolvimento de profissionais e especialistas da área”, conclui.

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