Intervindo hoje na sessão plenária do Parlamento Europeu, em Estrasburgo, no debate sobre a comunicação da Comissão relativa ao tema “Investir em tecnologias com baixas emissões de carbono”, Luís Paulo Alves começou por frisar que “embora reconheça que a presente comunicação pretende acelerar o desenvolvimento de novas tecnologias com maior potencial em baixas emissões de carbono através de uma maior eficiência energética e do uso das energias renováveis, lamento, no entanto, que as regiões europeias não tenham ainda um papel bem definido no seio desta estratégia”.
Neste contexto considerou que “é necessário garantir o devido financiamento às autoridades regionais, assegurando por exemplo o financiamento na fase de testes de projectos pilotos ou de investimentos nas fases de pesquisa e ensaios nos projectos das energias renováveis”.
O deputado Açoriano realçou ainda, por outro lado, a importância da inclusão da energia geotérmica, como uma energia renovável “com grandes potencialidades de expansão em regiões vulcânicas, tendo esta um particular relevo para as regiões remotas e insulares da União, e para a qual não estão previstos objectivos a serem alcançados”.
Para Luís Paulo Alves o investimento público e privado “tem que aumentar através do desenvolvimento das tecnologias energéticas para desta forma atingir as metas desejadas de uma economia de baixo carbono e para, também ajudar a superar as falhas de mercado referidas no pacote sobre energia e clima”, concluiu o deputado.