Maria João Carreiro salienta contributo da formação à medida para a estabilidade dos quadros das empresas

© Governo dos Açores | Fotos: SRJQPE

A Secretária Regional da Juventude, Qualificação Profissional e Emprego defendeu esta sexta-feira, na sessão de abertura do Encontro da Rede Mulher Líder, do IAPMEI, que decorreu no Auditório Municipal da Madalena, na ilha do Pico, o “investimento na formação à medida das necessidades e dos objetivos específicos de cada empresa”, destacando o contributo destas ações não só para a competitividade e a produtividade, mas “também para a mobilidade interna e a estabilidade dos quadros”.

“Temos hoje, inquestionavelmente, um ambiente mais favorável à integração de uma oferta formativa definida em parceria com as entidades formadoras e as empresas. É este ambiente que queremos maximizar levando a que mais empresas possam identificar as suas necessidades e encontrar soluções formativas com o apoio das entidades”, explicou Maria João Carreio.

A Secretária Regional da tutela adiantou que o Governo dos Açores já está a trabalhar no aperfeiçoamento da medida FORM.AÇORES, através da qual são financiadas ações de formação e de qualificação para ativos empregados nas empresas da Região.

O FORM.AÇORES pode ser executado através de duas modalidades, a da Qualificação e a da Consultoria, numa lógica de aproximação das escolas profissionais, entidades formadoras e empresas, por um lado, e de adequação às necessidades das empresas, por outro.

“O primeiro período de candidaturas ao FORM.AÇORES teve uma grande adesão e a nossa expetativa é que o próximo período, cujas datas serão anunciadas em breve, mais empresas possam vir a articular ações de consultoria e formação à medida, convictas dos benefícios destas ações para as suas empresas e para o mercado de trabalho”, desafiou.

O Encontro da Rede Mulher Líder, a que o Governo Regional se associou, juntou no Pico gestoras executivas de empresas de elevado desempenho, muitas das quais PME Líder e PME Excelência, para refletir sobre os “Desafios da Liderança num Mundo em Mudança”.

Maria João Carreiro frisou que “persistem constrangimentos à representação equilibrada de géneros nos lugares de topo das empresas”, reiterando o compromisso do Executivo açoriano com a promoção das condições para a construção de um mercado onde a questão de género não releva para o mérito e para o reconhecimento profissional”.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here