Nove suspeitos detidos em relação ao ataque a museu na Tunísia – Presidência

A Presidência tunisina anunciou hoje que foram detidas nove pessoas por suspeita de estarem relacionadas com os dois homens responsáveis pelo ataque contra o museu do Bardo, em Tunes, na quarta-feira, que causou 21 mortos.

“O chefe do Governo (…) indicou que as forças de segurança detiveram quatro elementos relacionados diretamente com a operação (terrorista) e cinco outros suspeitos de estarem relacionados com esta célula”, indicou a Presidência num comunicado, sem precisar o papel ou a identidade dos suspeitos.

“O chefe de Estado afirmou que a Tunísia vive circunstâncias excecionais (…) sendo confrontada com um salto qualitativo nas operações terroristas que passaram das montanhas para as cidades”, assinala a Presidência.

Entre a revolução de 2011 e o ataque contra o museu na quarta-feira, a Tunísia tem confrontado essencialmente os ‘jihadistas’ ao longo da fronteira com a Argélia.

No comunicado, a Presidência indica ainda que vão ser tomadas medidas para reforçar as forças armadas e de segurança, o controlo das fronteiras com a Líbia e a Argélia e a cooperação entre os diferentes corpos responsáveis pela segurança da Tunísia.

Vinte turistas estrangeiros foram mortos no ataque realizado por homens armados e com uniformes militares, que dispararam sobre os visitantes quando eles saiam de um autocarro e que depois perseguiram no interior do museu.

Os autores do ataque, que não foi reivindicado, foram identificados como sendo Yassine Abidi e Hatem Khachnaoui.

Em declarações à rádio francesa RTL, o primeiro-ministro tunisino, Habib Essid, disse não se saber ainda se os homens pertencem a uma organização terrorista, embora adiantasse que Abidi é conhecido pelos serviços policiais.

O ataque ao Museu Nacional do Bardo é o mais grave contra estrangeiros na Tunísia desde o atentado suicida contra uma sinagoga em Djerba (sul), em que morreram 14 alemães e dois franceses, além de cinco tunisinos, em 2002, reivindicado pela Al-Qaida.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here