
Segundo dados do Serviço Regional de Estatística a que a agência Lusa teve hoje acesso, esse crescimento de capturas traduziu-se numa subida dos rendimentos da pesca nas ilhas no período de 22,5 por cento.
Entre Janeiro e Maio, a pesca descarregada nos portos açorianos rendeu em lota (primeira venda) 12,5 milhões de euros, contra uma receita de 10, 2 milhões nos primeiros cinco meses do ano passado.
Na ilha de S. Miguel, com mais de metade da pesca descarregada, os rendimentos do sector atingiram 6,6 milhões de euros (cinco milhões no período homólogo de 2010).
Em todas as outras ilhas do arquipélago ocorreram subidas nas capturas e nos rendimentos, com excepção para a Terceira, que registou uma quebra de receitas – de 2,2 para 1,9 milhões de euros –, apesar de verificar um ligeiro aumento das capturas, 403 contra 399 toneladas.