Presidente da Câmara da Povoação queixa-se de dados desatualizados

O presidente da Câmara da Povoação, Carlos Ávila, garantiu hoje que a gestão dos últimos anos desta autarquia dos Açores tem sido “exemplar”, traduzindo-se na redução da dívida e da demora no pagamento aos fornecedores.

O autarca socialista, em declarações à agência Lusa, considerou “desatualizados” os dados em que se fundamentam as conclusões do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses realizado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas (OTOC) e divulgado na terça-feira.

Nos termos desse documento, o concelho da Povoação, na ilha de S. Miguel, é apontado como o município português de pequena dimensão que tem maiores dívidas aos fornecedores, apontando ainda o concelho como o segundo com maior dívida bruta por habitante.

Numa resposta às conclusões do documento, Carlos Ávila revelou que, nos últimos dois anos, a autarquia reduziu a dívida de 37 para 26 milhões de euros, encurtando o prazo dos pagamentos aos fornecedores de 470 para 76 dias.

“As informações em que se baseia o estudo estão desatualizadas e nada disso é verdade”, garantiu o autarca.

Na terça-feira, foram apresentadas as conclusões do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses, realizado pela Ordem dos Técnicos Oficiais de Contas, que faz uma análise da saúde financeira dos 308 municípios, de 304 empresas municipais e de 29 serviços municipalizados, considerando os dados oficiais declarados em 2010.

De acordo com o estudo, os municípios e as empresas municipais devem globalmente cerca de 10 mil milhões de euros e estão a demorar mais a pagar aos fornecedores, prejudicando as economias locais.

Cerca de 80% dos 308 municípios têm pouca capacidade para gerar receitas próprias, dependendo em pelo menos 50% das verbas transferidas pelo Estado para sobreviver.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here