Programa de exercícios para mulheres mastectomizadas

lacoO Núcleo Regional dos Açores da Liga Portuguesa Contra o Cancro estabeleceu um protocolo com dois fisioterapeutas para implementação de um programa de exercícios físicos destinado a mulheres mastectomizadas, disse hoje um dos responsáveis pelo plano.

 

 

 

O fisioterapeuta Paulo Araújo adiantou à Agência Lusa que vai ser usado o programa de exercícios físicos do “PNF-chi” um conceito que funde e mistura os movimentos do PNF (Proprioceotive Neuromuscular Facilitation) e os exercícios lentos do TAI CHI CHUAN.

“É uma técnica de exercício físico de baixo impacto que previne a desmineralização óssea, reduz o linfoedema, atenua as náuseas características durante os tratamentos de quimioterapia e melhora a auto-estima e a auto-imagem corporal”, explica o fisioterapeuta.

Numa primeira fase, vão ser abrangidas duas de dezenas de mulheres açorianas que foram sujeitas a cirurgias da mama, acrescentou.

A iniciativa vai ser extensível, durante o corrente mês de Março, ao continente português, nomeadamente com o Instituto Português de Oncologia, com quem vão estabelecer o mesmo tipo de acordo.

A técnica desenvolvida por Paulo Araújo e a mulher, Eva Albuquerque, visa também “devolver às pacientes a mobilidade articular do ombro e a dor no quadrante superior”.

 

O PNF-chi, segundo os seus criadores, é aplicável a todas as pessoas por ser “uma técnica de mobilização activa que ajuda a combater as dores nas articulações e ao mesmo tempo uma arte do equilíbrio do corpo e da mente”.

 

Lançado em 2006 em Angra do Heroísmo, Ilha Terceira, este programa “é hoje uma marca registada que inclui vestuário” e que se encontra associada à promoção dos Açores como “ilhas de bem-estar”.

 

O bem-estar, acrescentou o fisioterapeuta, assenta na “quietude dos Açores” e nesse sentido vão abrir no próximo ano, na região do Algarve, os primeiros “Centros de Quietude Açores”.

 

“O nosso objectivo é exportar da região esta técnica e tudo o que a ela está associado, como um produto dos Açores tal como o são o queijo, o ananás ou a carne de vaca”, sublinha Paulo Araújo.

Esta actividade vai permitir, quase de certeza, que os turistas tenham mais um motivo para permanecer mais tempo na região, diz.

 

Depois da sua apresentação, ao vivo e na televisão, e em diferentes feiras na região, no país e no estrangeiro, o “PNF-chi” vai ser divulgado este ano num congresso de saúde na Noruega, numa feira em São Francisco (EUA) e em Barcelona.

 

Na cerimónia de assinatura do protocolo a presidente da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, Andreia Cardoso, sublinhou a “importância destas iniciativas, inovadoras, que dignificam e promovem pelo mundo Angra do Heroísmo, cidade Património da Humanidade”.

 

Para o presidente da Câmara do Comércio de Angra do Heroísmo, Sandro Paim, “quando a economia dá sinais de abrandamento são necessários estímulos” particularmente aqueles que “se podem exportar porque a liquidez da sua comercialização fica na região”.

 

 

 

in Lusa/AO

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here