Romeiros começaram a percorrer as estradas de São Miguel

Os primeiros ‘ranchos’ de romeiros começaram hoje de madrugada a percorrer as estradas da ilha de S.Miguel.

Todos os anos, entre o Carnaval e a Páscoa, dezenas de grupos de romeiros, trajando uma indumentária específica, que inclui xaile, lenço, saco para alimentos, bordão e terço, percorrem as estradas de S. Miguel entoando cantos e orando.

Este ano, as romarias quaresmais integram 54 ‘ranchos’, tendo os primeiros saído hoje de madrugada para um primeiro dia de caminhada de oração e reflexão que só terminará cerca das 20:00.

Durante oito dias, os ‘ranchos’ de romeiros cumprem um percurso, sempre com o mar pela esquerda, que os leva ao maior número possível de igrejas e ermidas na ilha de S.Miguel, pernoitando em casas particulares e salões paroquiais.

O cansaço e, principalmente, os problemas nos pés são as maiores dificuldades enfrentadas pelos romeiros que, por vezes, também têm que enfrentar condições meteorológicas adversas.

A tradição indica que as romarias tiveram origem na sequência de terramotos e erupções vulcânicas ocorridas no século XVI que arrasaram Vila Franca do Campo e causaram grande destruição na Ribeira Grande.

Nas romarias são organizadas por localidades e só envolvem homens, tendo a importância desta tradição lavado o Governo dos Açores a dispensar do serviço os trabalhadores da administração pública regional que pretendam participar nas romarias.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here