Serviço de Suporte Imediato de Vida passa a funcionar a partir dos hospitais nos Açores

Os serviços de Suporte Imediato de Vida (SIV) vão passar a estar integrados com o serviço de urgência hospitalar nos Açores, anunciou hoje o secretário regional da Saúde, Luís Cabral.
As viaturas SIV passam a sair dos hospitais e deixam de existir equipas específicas para este tipo de atendimento, que é prestado pelos enfermeiros da urgência hospitalar.
No Hospital de Santo Espírito da Ilha Terceira, que o secretário regional da Saúde visitou hoje, já é assim que funciona desde julho, bem como no Hospital da Horta (Faial), desde o início de setembro. O Hospital do Divino Espírito Santo, de Ponta Delgada (São Miguel), adota o mesmo modelo no início de outubro.
Segundo Luís Cabral, a alteração traz benefícios, porque há uma rentabilização de recursos humanos, que ganham também maior experiência.
“A experiência dos enfermeiros do serviço de urgência é melhorada pela formação que é dada nestes cursos SIV e também a própria experiência que já tinham é transmitida para a rua”, frisou, em declarações aos jornalistas.
O secretário destacou também o acompanhamento que o enfermeiro faz do utente, já que antes passavam os cuidados aos colegas e agora mantêm-nos no serviço de urgência.
Luís Cabral adiantou que todos os profissionais que integravam o anterior modelo foram aproveitados, estando ainda prevista a formação em Suporte Imediato de Vida de todos os enfermeiros das urgências hospitalares, “para que qualquer um deles possa assumir estas funções”.
“Os enfermeiros que estavam ligados ao projeto inicialmente, uns estão neste momento dedicados à linha de saúde e são os enfermeiros em que nos vamos basear para por a linha de saúde em funcionamento, outros já eram enfermeiros do serviço de urgência e foram formados novos enfermeiros para manter este recurso em funcionamento”, frisou.
Por enquanto, o atendimento SIV funciona entre as 08:00 e as 24:00, mas deverá ser alargado às 24 horas por dia, após a entrada em funcionamento do ‘call center’ da saúde, que o secretário prevê que ocorra “no início de novembro”.
No início do próximo ano deverá também entrar em funcionamento uma nova viatura SIV, na ilha do Pico, que ficará localizada no Centro de Saúde de São Roque, para permitir uma “maior cobertura a toda a ilha”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here