Sindicato dos Enfermeiro​s promove concentraç​ões mas não acompanha greve nacional

A direção dos Açores do Sindicato dos Enfermeiros Portugueses (SEP) adiantou que não acompanha a greve dos enfermeiros a nível nacional marcada para terça e quarta-feira devido à “conjuntura específica dos Açores”.
O dirigente sindical Francisco Branco sublinhou à agência Lusa que o pré-aviso de greve é válido para todo o território nacional, incluindo ilhas, mas “pela conjuntura específica dos Açores, a direção regional do sindicato dos enfermeiros na Região Autónoma dos Açores decidiu não acompanhar a organização da greve” e promover concentrações à porta dos dois maiores hospitais da Região.
“Não vamos organizar a greve, vamos apenas promover duas concentrações nos dias de greve, a primeira será amanhã [terça-feira] pelas 17:00 em frente ao Hospital Divino Espírito Santo, na ilha de São Miguel, e na quarta-feira frente ao Hospital do Santo Espírito, na ilha Terceira, porque entendemos que a única questão que nos leva ao protesto é uma questão que não depende diretamente do Governo Regional que é o horário alargado às 40 horas semanais”, esclareceu o sindicalista.
Francisco Branco sublinhou que qualquer enfermeiro a trabalhar na Região Autónoma dos Açores pode aderir à greve, estando coberto pelo pré-aviso nacional, mas ressalva que existem diferentes razões no protesto para a classe na Região e no Continente.
“Embora tenhamos dificuldades em fixar novos enfermeiros na Região, é diferente, porque no Continente há contratos de enfermeiros que estão nos serviços e estão a terminar e que não vão ser renovados. Os serviços estão altamente carenciados e vão ficar ainda pior se os colegas saírem e, outra questão que também não nos afeta, é a questão do pagamento do subsídio de férias em duodécimos e nós temos aqui o compromisso do Governo Regional que será pago este mês”, explicou.
Por isso, não está prevista a adesão em massa a esta greve nos Açores, ao invés do que aconteceu na última greve geral e que provocou encerramento de serviços e cancelamento de cirurgias.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here