Trabalhos suspensos em São Miguel por questões de segurança

Os trabalhos de remoção de escombros e limpeza da zona afectada por uma derrocada na ilha de São Miguel, nos Açores, foram esta quinta-feira interrompidos cerca das 9h30 (10h30 em Lisboa), por questões de segurança.

“Vamos interromper imediatamente o trabalho, já o tínhamos pensado mas também agora por conselho do Laboratório Regional de Engenharia Civil, que já está no terreno. A opinião deles é que se interrompa imediatamente e é o que vamos fazer, por questões de segurança”, disse aos jornalistas o presidente da Câmara da Povoação.

Carlos Ávila falava no lugar do Burguete, freguesia de Faial da Terra, concelho da Povoação, onde perto da meia-noite desta quinta-feira uma derrocada atingiu três casas, provocando a morte a três pessoas.

“Estes homens, esta noite, trabalharam em condições de grande perigosidade e nós agora é que vemos quanto foi perigoso eles estarem a trabalhar durante toda a noite”, acrescentou o autarca, referindo-se aos mais de 50 bombeiros e elementos da Protecção Civil que durante toda a noite resgataram as famílias afectadas, evacuaram todas as casas da zona e retiraram escombros até encontrar os corpos de todas as pessoas que tinham sido dadas como desaparecidas.

“Aquilo é lama que ali está, cheia de pedras, que não estão consistentes e a qualquer momento vão vir por ali abaixo”, acrescentou, indicando a escarpa que deslizou.

Carlos Ávila disse ainda que todos os moradores da zona do Burguete, cerca de dez famílias, vão ficar alojadas provisoriamente na Casa do Povo do Faial da Terra, até estarem reunidas as condições de segurança para poderem voltar às suas habitações.

Os bombeiros e os elementos da Protecção Civil já abandonaram a zona afectada, tendo o acesso ao local da derrocada ficado interdito.

Uma das casas afectadas, na qual viviam dois irmãos que morreram, ficou totalmente soterrada e outras duas estão parcialmente destruídas.

Na ilha Terceira, em Porto Judeu, concelho de Angra do Heroísmo, uma ribeira transbordou e inundou várias estradas, bem como obrigou à retirada de oito pessoas das suas casas. Uma pessoa ficou ligeiramente ferida.

As escolas da ilha Terceira, nos Açores, e no concelho da Povoação, em S. Miguel, estão esta quinta-feira encerradas devido ao mau tempo.

Os Grupos Central e Oriental dos Açores estão sob aviso vermelho do Instituto Português do Mar e Atmosfera até à meia-noite, devido à previsão de chuva intensa e contínua.

 

Fonte:RádioRenascesça

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here