Turismo rural representa quase 10% do sector na região

sao-jorge

O turismo rural tem registado um crescimento significativo nos Açores, onde representa cerca de 10 por cento do sector, na sequência de uma aposta de promoção do contacto com a natureza como um dos atractivos turísticos do arquipélago.
“Esta é uma das áreas em que melhor se concilia a imagem de marca dos Açores com o seu aproveitamento empresarial”, afirmou Vasco Cordeiro, secretário regional da Economia, em declarações à Lusa.

Nesse sentido, salientou que a promoção do turismo em espaço rural “é uma aposta há algum tempo, porque se integra muito bem num dos maiores trunfos dos Açores, que é o contacto com a natureza”.

Vasco Cordeiro frisou que “os turistas perceberam isso”, adiantando que este sector tem registado “um crescimento significativo nos últimos anos nos Açores”.

Para promover este potencial turístico do arquipélago, vai decorrer, de 15 a 17 de Outubro, nas Velas, S. Jorge, a V Bienal de Turismo Rural no Atlântico.

A reunião contará com a presença de convidados estrangeiros, como Herb Christophers, do New Zeland Departamento of Conservation, e António San Blas, da Reserva da Biosfera de La Palma, nas Canárias, tendo em vista uma “troca de experiências” que o executivo açoriano pretende que sirva para promover o potencial turístico do arquipélago ao nível do espaço rural.

“Este tipo de encontros constitui uma excelente oportunidade para todos os operadores açorianos do turismo em espaço rural”, afirmou Vasco Cordeiro, na intervenção que proferiu na apresentação do encontro.

Nesse sentido, recordou que esta bienal “foi pensada como ponto de encontro para quem pretende trocar pontos de vista e validar opções para uma estratégia de turismo”.

A V Bienal de Turismo Rural no Atlântico, que conta com mais de duas centenas de inscritos, pretende, segundo Vasco Cordeiro, “afirmar a região como uma referência ambiental, virada para o contacto activo com a natureza e, muito em especial, com o mar”.

A qualidade da oferta turística açoriana, o papel das empresas de animação turística, o turismo de mergulho e de observação de aves e a rede de percursos pedestres da região são alguns dos temas que estarão em debate nesta reunião.

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here