Câmara da Ribeira Grande ganha acção contra Ministério das Finanças relativa ao IRS

A Câmara da Ribeira Grande, nos Açores, anunciou hoje que o Tribunal Administrativo e Fiscal de Ponta Delgada lhe deu razão na acção contra o Ministério das Finanças relativamente à transferência de cinco por cento das verbas do IRS.
No início desta semana, a Câmara da Lagoa também tinha anunciado que o mesmo tribunal lhe dera razão numa acção movido pela mesma questão.

A Câmara da Ribeira Grande, numa nota hoje divulgada, indica que o tribunal condenou o Ministério das Finanças a pagar “454.229 euros, acrescidos de juros de mora vencidos e vincendos à taxa de legal desde a data em que deveria ter ocorrido cada uma das transferências parcelares”.

Em causa está a transferência de verbas relativas ao IRS entre Março e Dezembro de 2009 e ainda de Dezembro de 2010 e Janeiro de 2011.

O presidente da autarquia, Ricardo Silva (PS), citado nesta nota, considerou que a decisão judicial “é uma vitória da lei”, acrescentando que “reconhece o direito do município”.

“Sempre achamos que havia uma grande injustiça na não transferência do IRS, prevista no Orçamento de Estado e que é devida aos municípios dos Açores e da Madeira”, afirmou o autarca, salientando esperar que o Governo da República não recorra desta decisão.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here