Colégio do Castanheiro hoje inaugurado

Abre hoje, em Ponta Delgada, São Miguel, a primeira escola privada da ilha, o Colégio do Castanheiro, que vai leccionar desde o básico ao secundário, desde o primeiro ao décimo segundo ano.

Tem 375 alunos, 20 professores, uma área de 10 mil metros quadrados, Laboratórios, Estufas, Parque Ambiental, Espaço de Saúde, Parlamento do Colégio, Sala de Estudo e Oficinas de Artes, tudo isto com a pretensãso de ser “um Colégio de referência”, segundo os seus proprietários.

O Colégio tem apoios públicos, tal como “A Colmeia, também privada, uma cooperativa de ensino, ontem inaugurada ao fim do dia em São Roque, Ponta Delgada.

Tratou-se de um investimento que rondou os 2,7 milhões de euros que, para além das verbas próprias, contou com 1 milhão e 780 mil euros de fundos comunitários, tendo o Governo dos Açores participado com a cedência do terreno.

Para o Presidente do Governo, estes estabelecimentos de ensino privado são “exemplos de partilha de responsabilidade, entre o público e o privado”.

“E, assim deverá manter-se o sistema de ensino”- disse Carlos César que também manifestou o seu desacordo com  a revisão da Constituição que desobriga o Estado de investir na rede escolar, uma proposta defendida pelo PSD.

O Presidente do Governo afirma que”o actual figurino dá garantias de um ensino, em conformidade com os planos gerais de Educação e desafiou também as autarquias a apoiar, do ponto de vista financeiro ou material as escolas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here