UGT e Câmara de Comércio juntam esforços para combater crise

O presidente da UGT/Açores, Francisco Pimentel, revelou a existência de uma “comunhão de posições” com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) sobre a situação económica e social na região decorrente do aumento do desemprego.
“Abriu-se um ciclo inédito de diálogo transversal entre a CCIPD e a UGT”, afirmou Francisco Pimentel em declarações aos jornalistas no final de uma reunião com a associação empresarial, destacando que as duas instituições têm uma “análise concertada, com leituras que se conjugam”.

O presidente da UGT/Açores frisou que “não há resolução do problema do desemprego sem empresas saudáveis”, defendendo que “tem que haver diálogo e vontade para trabalhar em conjunto para resolver o problema”.

Nesse sentido, a UGT e a CCIPD voltarão a reunir em breve para “elaborar um documento com a análise da situação e propostas concretas para atacar o flagelo que é o desemprego”

Antes desse novo encontro, a central sindical e a associação patronal vão “ouvir o que o governo tem para dizer”, o que acontecerá na sexta-feira em reuniões separadas com o Conselho do Governo dos Açores.

A CCIPD reuniu hoje, a seu convite, com os responsáveis regionais das duas centrais sindicais, mas UGT e CGTP manifestaram posições divergentes.

Graça Silva, coordenadora da CGTP/Açores, admitiu a existência de “preocupações comuns” com a CCIPD relativamente à situação na região, mas frisou que as duas instituições “defendem medidas diferentes para dinamizar a economia regional”.

“As questões salariais são importantes, não há dinamização da economia se não aumentar o poder de compra dos trabalhadores”, defendeu, acrescentando que a solução para ultrapassar a crise “não pode ser feita só à custa do trabalho”.

A coordenadora da CGTP/Açores manifestou disponibilidade para negociar, mas frisou que “não se pode aceitar que estas questões só sejam colocadas do lado do trabalhador”.

 
 
Lusa
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here